Monday, August 8, 2011

Reforço positivo


Uma ferramenta crucial nos programas comportamentais é o reforço positivo, este reforço deve ser visto como um feedback explícito para a criança pelo seu comportamento.

Existem várias categorias de reforço que vão de alimentos, que é considerado um reforço primário, a acesso a brinquedos, jogos interpessoais e comentários sociais. O objetivo é criar um sentimento positivo, auto-motivador para que o próprio comportamento seja auto-reforçador para a criança, porém, para nossas crianças com autismo, isso é um caminho a ser percorrido, um território a ser conquistado, por isso, muitas vezes, temos que começar a construir esse sentimento através de reforços tangíveis.

Inicialmente, a
eficácia do programa será em grande parte dependente da força dos reforçadores disponíveis para a criança. Com o tempo, trabalhe para o seu filho não necessite de reforçadores artificiais e contingências naturais. No início, a criança provavelmente não encontrará estar calmo, cooperativo ou obediente como algo motivador. De forma similar, o seu filho provavelmente não irá achar que falar, brincar ou socializar sejam gratificantes também. Por isso a necessidade inicial do uso de reforçadores externos artificiais.

Todas as pessoas são motivadas por reforço. Seja ele o salário no fim do mês, férias, hobbies ou a companhia de outros, nós nos sentimos bem por causa dos reforços que atuam em nossas vidas.

Nós só precisamos ter cuidado para não usar mal os reforçadores sem um plano para, aos poucos, eliminar a sua utilização. NUNCA usamos um reforçador como um suborno, o que significa, num programa comportamental , subornar seria esperar uma pessoa se recusar a fazer algo e depois negociar uma recompensa. Outro exemplo seria quando uma criança está com um comportamento inadequado e você diz que se ele parar, ele vai receber uma recompensa. Esta não é a maneira correta de usar o reforço! Outro tipo de situação que pode ser considerada como suborno é a promessa automática de uma recompensa no momento em que uma solicitação é feita. Isso pode levar a pessoa a tornar-se dependente de uma promessa de recompensa e, em seguida, recusará a realizar um comportamento solicitado a qualquer momento se uma recompensa não for prometida.

O ideal é que, um programa começa com o reforço frequente e depois a frequencia de reforços vão diminuindo até entrar num ritmo mais normal. Reforçadores devem ser substituídos corretamente e a motivação natural deve ser incorporada ao plano.

Às vezes,
nada parece motivar uma criança. Muitas vezes isto ocorre quando uma criança recebe reforços em situações onde ele não tem que ganhá-los ou sem relação ao seu comportamento. Assim, um conjunto de reforços devem ser removidos da rotina e a criança deve trabalhar para ter acesso a eles.


Se for realmente o caso de que não existem reforçadores efetivos para uma criança, então a meta deve ser estabelecê-los. Identificar e desenvolver reforçadores leva tempo. Mesmo que seu filho tem uma variedade de reforços, é sempre proveitoso cultivar um pouco mais.

Simplesmente observando o seu filho pode ajudar a identificar reforçadores. Um reforçador não tem de ser nada muito elaborado. Muitas vezes, assumimos falsamente que um reforçador tem que ser complicado, algo caro.

Algumas coisas muito pequenas e comuns podem ser transformadas em reforços. Qualquer coisa que a pessoa seleciona em uma situação de livre escolha, provavelmente, funcionará como reforço. Acontecimentos cotidianos, como passar um tempo individual com um dos pais, sair para uma caminhada, ou ganhar carinho nas costas podem ser motivadores eficazes.

O primeiro passo no desenvolvimento de reforços é o de simplesmente expor seu filho a reforçadores potenciais. Às vezes uma criança não sabe como operar um brinquedo e, portanto, não sabe como ele pode ser legal.

Dando acesso livre ao reforço potencial também pode criar novos reforços. Quando uma pessoa tem acesso livre a algo, esta coisa pode tornar-se algo que a pessoa estaria interessada em ganhar mais.

Muitas vezes reforçadores perdem seu valor de reforço devido ao efeito conhecido como saciedade. Se um indivíduo tem uma exposição muito grande num reforçador ele acabará por perder seu valor.

Por isso, o equilíbrio é a chave de manter bons reforçadores aliada a muita observação.

Uma forma eficaz de desenvolver reforçadores é associar reforçadores potenciais com reforços estabelecidos. Através de associações, os reforçadores potenciais irão adquirir valor positivo similar. Essa é a razão porque é sempre aconselhável parear reforçadores sociais e emocionais e toque com reforçadores estabelecidos, como alimentos, brinquedos e atividades.


Bibliografia:

A work in progress. Behavior Management Strategies and a Curriculum for Intensive Behavioral Treatment of Autism by Ron Leaf & John McEachin.

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